4 Formas de aumentar a rentabilidade do seu negócio

4 Formas de aumentar a rentabilidade do seu negócio

Conseguir melhores resultados de vendas é uma meta praticamente diária para qualquer empresa. Seja qual for o segmento, todo negócio nasce já com um objetivo: rentabilizar. Seus processos gerenciais, assim como suas tarefas operacionais têm a missão de alavancar o faturamento e garantir que seu negócio não venha se extinguir.
É natural, portanto, que os líderes se dediquem às estratégias com maior potencial de aumentar a rentabilidade da empresa. Claro que não é uma tarefa tão fácil, por isso há uma demanda enorme de necessidades de empresas à procura por profissionais e processos que possam estar elevando a empresa para um outro nível.
Aumentar a rentabilidade é o principal objetivo das empresas e também o maior desafio delas, pois aumentar a rentabilidade sem comprometer a lucratividade da organização não é tarefa simples.
A princípio deve-se entender que apesar de suas ligações há uma diferença entre o que é rentabilidade e como esse termo é diferente de lucratividade. De qualquer forma, essas duas palavras ainda confundem muita gente.
A rentabilidade é o retorno do investimento realizado pela empresa. A principal diferença é que a lucratividade se resume ao cálculo do retorno imediato de vendas em um período específico, enquanto a rentabilidade representa o retorno relativo ao investimento total do negócio, sendo calculada a longo prazo.
Produtividade e rentabilidade são, portanto, grandezas diretamente proporcionais, quanto mais produtivo for a empresa, usando menos recursos, mais rentável será o negócio.
Depois de entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade, é natural que a próxima pergunta seja: “como aumentar a rentabilidade?”
Como o investimento inicial já foi definido, a única forma de aumentar a rentabilidade é conseguir um lucro líquido maior para sua empresa.
Sendo assim selecionamos neste texto quatros maneiras para aumentar a rentabilidade de sua empresa.

TENHA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Muitas empresas, ao tentarem alcançar esse retorno, acabam caindo em armadilhas criadas por elas mesmas, pois não possuem planejamento estratégico e não se preparam estruturalmente para o retorno de suas ações.
Não basta simplesmente querer aumentar a rentabilidade da empresa sem uma estratégia, a empresa deve estar preparada para colher os resultados de suas ações e para que os resultados sejam positivos financeiramente, é importante planejar todos os passos.

CONHEÇA SEU CLIENTE

Para conseguir, através das vendas, aumentar a rentabilidade da organização, primeiramente é preciso conhecer bem seu cliente, pois assim é possível criar estratégias que possam interessá-lo. Contudo, há outros meios de melhorar as vendas para que o retorno financeiro do seu investimento seja mais vantajoso.
Conheça as tendências entre eles para saber o que é válido para os negócios, entenda de que forma seu concorrente está se posicionando em relação ao seu perfil de cliente, e tenha um diferencial para ganhar liderança competitiva. Só assim você poderá segmentá-lo e criar estratégias de conteúdo baseadas no perfil exato dos clientes e criar soluções relevantes relacionadas aos produtos ou serviços oferecidos.
Para isso, invista em pesquisas de mercado para descobrir as principais insatisfações dos consumidores e o que eles buscam. Procure também saber sobre qualidade e preços oferecidos pelos seus concorrentes, assim como sobre os fornecedores disponíveis para atendê-lo.

AUMENTE A PRODUTIVIDADE DA EMPRESA COMO UM TODO

Outra questão que pode ajudar no aumento da rentabilidade está ligada a produtividade da empresa como um todo. É preciso criar ou reavaliar os processos de todos os setores. Os processos devem seguir um padrão que oferece maior agilidade e evitam erros. Sendo assim, vale uma minuciosa verificação de tudo que está sendo feito.
Uma ação simples dentro de uma corporação por exemplo, já pode economizar custos e aumentar a rentabilidade, oferecendo uma economia que, a longo prazo, será bastante significativa.
Evite na produtividade retrabalhos.
Os retrabalhos e os erros representam uma gigante falta nas contas de uma empresa. Custa tempo, custa dinheiro e, por consequência, custa a rentabilidade do negócio. Procure diminuir erros e retrabalhos com treinamento da equipe, com os novos processos e ferramentas de acompanhamento.
Deve-se analisar os processos para se possível automatização, para otimização do tempo e produtividade. Pois, uma vez que um simples processo foi alterado, os esforços e foco que teriam naquela atividade já foram remanejados para outras ações.

CUIDADO COM AS TOMADAS DE DECISÕES

O tempo que um empresário leva para tomar uma decisão pode custar uma oportunidade que, provavelmente, não se repetirá. Quanto maior o controle que o empresário tem sobre seu negócio, maior será a base que possui para decidir de forma rápida e certeira.
Portanto, tenha conhecimento do que ocorre na sua empresa e procure ferramentas e profissionais que auxiliem nesse processo fornecendo informações precisas em um curto tempo.