Como a Gestão de resultados pode ajudar a sua empresa?

Como a Gestão de resultados pode ajudar a sua empresa?

Com o aumento constante da competitividade no mercado, mudanças, e a crescente exigência dos consumidores em inovações e melhorias cada vez mais dinâmicas, as empresas começaram a mudar a sua forma de pensar.
A cada dia que passa, sua empresa pode estar perdendo recursos com desperdícios ou políticas de compras e vendas inadequadas. Independentemente do porte ou do mercado em que a organização atua, a forma com a qual se escolhe administrar uma empresa é parte essencial para determinar se suas metas principais serão ou não atingidas.
O foco de uma gestão voltada para resultados, não é apenas “trabalhar mais”, mas sim “trabalhar melhor”. Trata-se de encontrar gargalos, observar os procedimentos de perto e ver como é possível alcançar as metas de forma mais eficiente. Se não há eficiência, não é possível alcançar as metas, independentemente do tempo dedicado.
Algo que atrapalha qualquer processo de gestão, é a dificuldade na tomada de decisões importantes. Em muitos casos, a decisão tomada não leva a nenhuma melhoria em específico, o que apenas atrasa o progresso da equipe. Mas em um modelo de gestão por resultados, esse problema é consideravelmente menor. Como o foco está em alcançar um objetivo específico, é mais fácil determinar quais atitudes devem ser tomadas para alcançá-los.
Seria possível existir algum modelo de gestão capaz de auxiliar no aumento da produtividade, obtenção de resultados e ainda gerar um nível elevado de engajamento de colaboradores em um negócio, aumentando o número de vendas e lucros da corporação?

É aí que a chamada gestão de resultados aparece como uma opção que vem sendo cada vez mais adotada no ambiente corporativo.
Como a otimização de processos pode melhorar a rotina da empresa
Além do controle CONSTANTE que a Gestão de Resultados efetua, em muitos casos é preciso implementar ferramentas ou ações que aperfeiçoem essas atividades.
Já faz um bom tempo que a otimização deixou de ser uma novidade e passou a ser prioridade para que as empresas se destaquem no mercado. Isso porque não basta uma boa ideia ou investir pesado na área de produção e de vendas, é preciso otimizar e organizar os processos da empresa como um todo.
A otimização em resultados pode ser definida como a interação entre as diferentes atividades que são desempenhadas por uma empresa, levando em conta os diferentes departamentos, pessoas e procedimentos que são envolvidos nesse contexto.
Otimizar ou gerenciar processos para geração de resultados significa, também, compreender, delinear, executar, mensurar e monitorar as atividades da empresa, sejam elas automatizadas ou não, visando OBTER RESULTADOS que devem estar de acordo com os objetivos e as metas que foram traçados pela administração da empresa.
Para optar por esse modelo de gestão, você precisa entender que a aplicação desse conceito trará algumas características essenciais aos seus negócios, alguns passos da gestão de resultados são:
• Identificação do Resultado Real.
• Análise do Resultado Real
• Otimização do Resultado Real através de medidas e
• planos de ação definidos e debatidos com a Diretoria.
• Acompanhamento tempestivo dos números e possíveis implicações ao resultado da organização

ACOMPANHAMENTOS DA GESTÃO DE RESULTADOS

O trabalho da gestão de resultados é feito diariamente com a empresa, isso inclui fazer o acompanhamento de Todos os funcionários. Pois independentemente das diferentes funções que desempenham na organização, serão responsáveis pelos resultados gerados pela empresa. Isso inclui até mesmo as perdas ou oportunidades desperdiçadas.
Com a Gestão de resultados também é feito a Integração das unidades de negócios.
As diversas unidades de negócios deverão contribuir com cada uma de suas tarefas específicas, mas deverão trabalhar juntas, de maneira integrada e voltadas para resultados em comum. Com isso, as relações entre lideranças e liderados são mais próximas, com uma troca de informações mais fluida.
Resultados – e não processos
Nesse modelo, claro que há certas diretrizes para serem cumpridas. Entretanto, não há de fato uma imposição de determinadas formas de agir ou de realizar uma ação. O foco sempre será os resultados desejados, implantando assim projetos personalizados de acordo com cada necessidade especifica da empresa.
Experiências diversas são compartilhadas e todos aprendem com todos. Tudo isso resulta em um ambiente organizacional muito mais harmonioso e lucrativo.
Mais motivação
Sim, os funcionários são partes essenciais para que os resultados da empresa sejam alcançados. Mas, nesse modelo, eles são ainda mais do que isso: todos são considerados responsáveis e participam de perto nos processos de definição de objetivos.
Assim, é perceptível que todos se sentem mais motivados quando percebem que fazem realmente parte de um processo decisório, de que fazem a diferença em um projeto.
Com os objetivos mais claros, quando resultados são construídos e planejados de maneira conjunta, os objetivos da empresa e de cada um de seus colaboradores parecem ser muito mais claros. E, com objetivos mais evidentes definidos no planejamento estratégico, fica mais fácil alcançá-los, com isso a gestão de resultados consegue otimizar o tempo gerando mais produtividades e consequentemente o aumento do lucros da empresa.
É preciso que os gestores tenham uma visão mais ampla dos negócios, conhecendo as características e intenções da empresa. É imprescindível refletirem e estarem seguros dos objetivos da organização – tanto a curto, quanto a longo prazo.
É muito importante acompanhar o processo para atingir os resultados buscados antes do prazo final estabelecido. Assim, com frequência, a gestão de resultados vem trabalhando lado a lado com a empresa, e juntos com os gestores avaliarem juntos as atividades desempenhadas até então e compará-las com os objetivos determinados. Nessa etapa é detectada e realizadas as mudanças, se necessárias.
Como aplicar a gestão por resultados na empresa
Essa não é uma mudança simples a ser feito. É muito importante que você estude antes o funcionamento desse processo. Avalie os riscos e principalmente alinhe as expectativas com a equipe como um todo.
O primeiro passo, caso você opte pela aplicação dessa metodologia no seu negócio, é a avaliação do seu Planejamento Estratégico. Confira se ele está de acordo com as expectativas da empresa para o momento. Em seguida reúna as lideranças da organização e trace planos de ação para cada setor. Criando assim um ambiente que pregue a colaboração e engajamento de todos os funcionários com os objetivos da empresa.
E lembre-se sempre faça um acompanhamento próximo dos resultados em todas as áreas.
Para aplicar a gestão de resultados na sua empresa, os detalhes sobre a organização, os colaboradores, os processos e o desempenho precisam ser analisados cuidadosamente e com bastante atenção, mas isso demanda algum tempo e conhecimento das técnicas empresariais para ser colocado em prática da melhor maneira possível e de forma eficiente. Para isso, o recomendado é contratar um especialista no assunto, como um consultor ou uma consultoria empresarial.